fbpx
Odontologia

Odontologia

Carreira e Profissão

Entrevista com Flávia Paranhos, Dentista pela UFRJ com Especialização em Ortodontia

Carreira em Odontologia

Entrevista com Milene Oliveira, Dentista pela UFJF com Doutorado em Prótese Dentária
Leia também...

Odontologia

Entrevista com Ana Paula Pasqualin Tokunaga

Cirurgiã-dentista graduada na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia na ABO-PR (Associação Brasileira de Odontologia – Paraná).

Blog: odontodivas.com

 

Por que você escolheu Odontologia?

Eu já era formada em Design de Produto quando resolvi fazer Odontologia, mas não me sentia realizada na minha profissão. Então foi uma decisão bem racional, ser dentista nunca foi um “sonho” pra mim. A Odontologia, principalmente seu ramo dedicado à estética, trabalha diretamente com forma e função, que era algo que eu já fazia como designer. Então acabei descobrindo uma maneira de, de certa forma, continuar trabalhando com Design. Só que de sorrisos.

 

O que faz um profissional formado em Odontologia?

Como cirurgiã-dentista trabalhei muito tempo fazendo clínica geral (restaurações, extrações, tratamentos de canal), mas já há alguns anos tenho me dedicado apenas à Radiologia Odontológica, minha especialidade. Faço tomadas radiográficas (vários tipos de radiografias, intra e extrabucais) e tomografias (exames 3D) e os interpreto.

O dentista é um profissional da saúde, e quando digo isso não me refiro apenas à boca, mas ao paciente como um todo. Pacientes não são bocas, são pessoas. O objetivo principal de qualquer profissional da saúde deve ser o de promover saúde, orientar sempre no sentido da prevenção, de se evitar problemas. Mas se o problema já se instalou, o trabalho é curativo: restaurar um dente com cárie, tratar um canal, fazer uma prótese, tratar uma DTM – disfunção temporomandibular, que é um problema na articulação da mandíbula – extrair um dente quando ele já não é mais viável e representa um foco de infecção no organismo, etc..

 

E como é o seu dia a dia profissional típico?

Como trabalho numa clínica de Radiologia Odontológica, meu dia a dia é focado na obtenção e interpretação de exames de imagem. Como os pacientes são encaminhados pelos seus dentistas para fazer esses exames, e o encaminhamento se baseia em algum tipo de necessidade ou suspeita clínica, chegam até mim vários casos interessantes, com os quais sempre aprendo alguma coisa. Acabo colaborando, também, no tratamento do paciente, já que, para o bom diagnóstico, os exames de imagem são fundamentais.

 

Que tipo de ferramentas, recursos, ideias e metodologias você utiliza?

A Radiologia é uma área muito ligada à tecnologia. Por exemplo, hoje é possível gerar um modelo em 3D de uma região do corpo do paciente de forma relativamente simples, através de uma tomografia. Esse modelo virtual pode ser visualizado na tela do computador e equivale a “ver o paciente por dentro”, de qualquer ângulo desejado, uma ferramenta indispensável para vários procedimentos em Odontologia.

 

Como está o mercado de trabalho na Odontologia?

Existem muitos dentistas no mercado de trabalho e milhares deles se formando todos os anos. Por outro lado, quase 30 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Então essa é uma área em que ainda há muito trabalho a ser feito.

 

Quais seriam as principais áreas de atuação da Odontologia e o que fazem?

São várias as especialidades odontológicas: Dentística (estética), Endodontia (tratamento de canal), Prótese, Radiologia (exames de imagem), Cirurgia, DTM e Dor Orofacial, etc.. Novas áreas de atuação têm surgido com o passar dos anos, como Odontologia do Sono, Odontologia do Esporte, Odontologia do Trabalho, Harmonização Orofacial, etc..

 

Quanto ganha aproximadamente um dentista?

Como somos em maioria profissionais liberais, a questão de honorários está completamente em aberto e depende de vários fatores: especialidade, região em que o dentista trabalha, nível sócio-econômico dos pacientes atendidos, etc.. Mas, de forma geral, o dentista costuma ter uma vida confortável nesse sentido. Um recém-formado pode ganhar de 2 a 5 mil reais, um especialista com muita experiência pode ganhar 5x isso ou mais. Mas claro, estou apenas supondo.

 

Quais as principais vantagens dessa profissão?

Acho que o mais gratificante é devolver o sorriso das pessoas, em vários sentidos. Quando os dentes estão bonitos e saudáveis, a pessoa sorri mais. Quando um paciente nos procura com dor e vai embora sem ela, também sai do consultório sorrindo.

 

E quais as maiores dificuldades e desafios?

Vários. Mas talvez, atualmente, o papel de “atravessador” dos convênios odontológicos. O dentista recebe menos do que merece e o paciente nem sempre é atendido como gostaria.

 

O que se estuda na faculdade de Odontologia?

Anatomia, fisiologia, bioquímica, imunologia, farmacologia, patologia… as mesmas disciplinas básicas que um estudante de Medicina estuda. Depois do ciclo básico vêm as matérias mais técnicas, o atendimento aos pacientes… o que se estende até o final do curso.

O estudante de Odontologia não pode fazer estágio por conta própria num consultório odontológico particular, por exemplo. Estágios legais só são permitidos via faculdade / Universidade, com orientadores específicos. Mas mesmo durante o curso é possível fazer estágios mais aprofundados e participar de programas de monitoria dentro das disciplinas, além de disciplinas optativas (aperfeiçoamentos em cirurgia, tratamento de canal, etc..). É preciso aproveitar essas oportunidades e aprender o máximo possível.

 

Quais matérias do colégio são mais importantes ao se preparar para a carreira em Odontologia?

Todas são, mas é bom que o estudante goste bastante de Biologia.

 

É necessário o conhecimento de outro idioma para atuação como dentista?

De forma direta, não. Mas o melhor material científico (artigos, etc..) costuma estar em inglês. Então não saber inglês pode ser um problema se o dentista quiser se aprofundar em algum tema.

 

Como deve ser a personalidade e quais devem ser os interesses, desejos e valores de alguém que segue Odontologia?

O dentista precisa gostar de trabalhar com pessoas e ter um respeito profundo pelo ser humano. É o essencial.

 

É necessária alguma habilidade anterior?

Não. Claro que, pessoas com cursos técnicos na área de Saúde Bucal (ASB, TSB), assim como os protéticos (técnicos em prótese dentária) vão ter mais facilidade em várias disciplinas.

 

Você mudaria algo em relação ao seu caminho profissional para chegar ao ponto em que está?

Talvez. Por outro lado, acho que me saí bem aproveitando as oportunidades que tive em aprender. A gente não acerta sempre, mas mesmo os erros são fundamentais na construção da nossa carreira.

 

Existem filmes que exemplifiquem sua área profissional?

Infelizmente, na maioria das vezes o dentista não é retratado no cinema de forma positiva. Mas um bom filme com dentista é a animação da Pixar “Procurando Nemo”, que se passa, em parte, num consultório odontológico. Os peixes do aquário do consultório sabem muita coisa da parte técnica da Odontologia, e de vez em quando até discutem casos e “julgam” as condutas clínicas do dentista.

 

E você teria alguma orientação específica para quem deseja seguir Odontologia?

Estude. Muito. Para sempre.

Você não precisa ser, inicialmente, apaixonado pela Odontologia… mas é essencial entender que qualquer profissão da área da saúde exige ética, seriedade e um profundo respeito pelo ser humano. Tendo essas qualidades, você será um ótimo dentista.

 

Como alguém pode fazer para saber mais sobre Odontologia?

Sugiro a participação em feiras de profissões promovidas pelas faculdades e grandes Universidades. Nessas ocasiões, os alunos – geralmente formandos – tiram dúvidas dos interessados no curso e contam um pouco como é o dia a dia da faculdade e da profissão. Bater um papo com seu dentista pode ser uma boa ideia, também.

Tenho 3 blogs (e suas respectivas redes sociais associadas a cada um deles):

Medo de Dentista: blog com o objetivo de responder dúvidas sobre Odontologia, voltado para o público leigo;
OdontoDivas: blog sobre Odontologia, para dentistas;
Raios Xis: blog sobre Radiologia Odontológica, minha especialidade, para dentistas.

Veja também:

Vídeo – Dentista não cuida só de dente!
Conselho Federal de Odontologia

 

>