fbpx
Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental

Carreira e profissão

Entrevista com Alberto de Freitas, Engenheiro Ambiental e Doutor em Desenvolvimento Sustentável
Leia também...

Engenharia Ambiental

Entrevista com Fernando Basquiroto de Souza

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
2engenheiros.com

 

Por que você escolheu a carreira em Engenharia Ambiental?

Escolhi a Engenharia Ambiental por indicação de conhecidos e como eu já tinha afinidade com a área das exatas, acabei escolhendo esse ramo.

 

O que faz um engenheiro ambiental?

O engenheiro ambiental trabalha para tornar processos menos poluentes, mais sustentáveis, de forma que todos saiam ganhando (empregador, sociedade e meio ambiente). Dependendo do profissional, este ainda pode se especializar em áreas específicas do meio ambiente (água, solos, atmosfera, resíduos sólidos, etc).

 

Que tipo de trabalho você faz? Quais as suas atividades?

Realizo estudos ambientais (especificamente hidrológicos – ou seja, estudos para avaliação da quantidade e qualidade da água) para licenciamento de empreendimentos (como de mineração e barragens para geração de energia e abastecimento de água), e também trabalho com geoprocessamento (em outras palavras, junto informações para criar mapas e analisar suas informações, para poder tomar decisões sobre o empreendimento).

 

Como é seu dia a dia profissional típico?

A rotina do engenheiro ambiental envolve trabalhos de escritório e atividades de campo. Por exemplo, recentemente, estive realizando levantamentos de campo na região do Vale do rio Itajai para avaliar os rios e córregos da região, definir pontos de coleta de água e determinar os locais onde haverá áreas de preservação ambiental (as quais deverão ser mantidas, mesmo com a implantação do empreendimento).

 

Que tipo de ferramentas, recursos, ideias e metodologias você utiliza?

Para as atividades de campo, é bastante comum o uso de GPS, embora dependendo da necessidade, também é possível utilizar equipamentos para medição de vazão de rios e córregos (hidromolinetes) e de monitoramento ambiental (por exemplo, anéis concêntricos para estudar a infiltração de água no solo).

No escritório, trabalho com softwares de edição de planilhas (Excel), geoprocessamento (QGIS) e programação (Rstudio).

 

Como está o mercado de trabalho em Engenharia Ambiental?

Considerando a necessidade de aliar desenvolvimento econômico e meio ambiente, o profissional da engenharia ambiental sempre encontrará seu lugar no mercado de trabalho, porém, dependendo da economia do pais, o mercado de trabalho poderá estar em expansão ou retraindo. Atualmente, ela esta melhorando, mas como tivemos eleições recentemente, é dificil prever como o mercado irá se comportar com os politicos eleitos.

 

Quais seriam as principais áreas de atuação na Engenharia Ambiental e o que fazem?

As áreas de atuação dos engenheiros ambientais são bastante amplas e dependem do local de formação, pois os professores da graduação irão influenciar bastante neste processo. Na região do extremo sul catarinense, temos vários profissionais que trabalham com Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração, mas outras especializações seriam Tratamento de Efluentes e Esgoto e Modelagem Hidrológica.

 

Quanto ganha aproximadamente um engenheiro ambiental com sua formação?

Após se formar, você pode não receber o tão sonhado salário de engenheiro (que é o piso salarial determinado pelo conselho de engenharia – CREA), mas, conforme você vai trabalhando e se especializando, você vai agregando mais valor ao seu trabalho, possibilitando solicitar valores mais altos.

Conforme o site Love Mondays, os salários podem variar de R$ 1.000,00 a 15.740,00 por mês.

 

Quais as principais vantagens da Engenharia Ambiental?

Possibilidade de estudar diferentes processos naturais e quantificá-los por meio de modelagens computacionais. Minha alegria profissional envolve o compartilhamento do que eu aprendo com outros profissionais.

 

E quais as maiores dificuldades e desafios?

Demonstrar para os outros profissionais que o engenheiro ambiental não trabalha somente com licenciamento ambiental.

 

O que se estuda na faculdade de Engenharia Ambiental?

As cadeiras básicas da engenharia, como cálculo, física, e outras, acrescentando química, biologia, geologia e (em alguns casos, programação).

 

Quais matérias do colégio são mais importantes ao se preparar para essa carreira?

Física e química.

 

Há outras aprendizagens e experiências que não são oferecidas pela escola, mas são importantes ao longo da carreira?

Sim, não são todas as escolas que oferecem aulas de programação e esta ferramenta pode auxiliar bastante o profissional da engenharia ambiental. Além disso, negociação, vendas e marketing também são importantíssimas ao longo da carreira (e não são oferecidas em cursos de engenharia). Tais competências são importantes tanto para quem quer abrir uma empresa (por exemplo, para vender seus serviços) quanto para quem é empregado (por exemplo, para saber pedir um aumento).

 

É necessário o conhecimento de outro idioma para atuação em Engenharia Ambiental?

O Inglês é fundamental, mesmo que você só queira trabalhar em empresas locais, pois muitas informações e artigos científicos estão em inglês. A solução para os problemas do seu cliente podem estar a um clique de você, só que ela vai estar em inglês. Francês e alemão podem ser interessantes.

 

Como deve ser a personalidade e quais devem ser os interesses, desejos e valores de alguém que segue Engenharia Ambiental?

Em qualquer engenharia, a pessoa tem que gostar de resolver problemas e estar acostumado a superar obstáculos.

 

Você mudaria algo em relação ao seu caminho profissional para chegar ao ponto em que está?

Sim, estudaria mais programação, especificamente R (para estatística), python (para geoprocessamento) e MATLAB (para modelagem matemática).

 

Quem seriam profissionais de amplo reconhecimento ou figuras históricas na Engenharia Ambiental?

Steven C. Chapra, Marcos Von Sperling, Édis Milaré são alguns nomes (existem vários outros, pois como comentei, a engenharia ambiental é uma área ampla e abrange muitas ciências).

 

Como alguém pode fazer para saber mais sobre Engenharia Ambiental?

Visite os sites das universidades e veja o currículo dos professores (por meio da Plataforma Lattes do CNPQ).

 

Por fim, que dicas de carreira e de vida em geral você gostaria de oferecer para um jovem que está escolhendo sua profissão nesse momento?

Faça aquilo que você gosta, não fique preso ao currículo escolar e pratique sempre, de forma a tornar-se o melhor na sua área.

 

Mais informações em:

Blog 2 Engenheiros

O que faz um engenheiro ambiental – Vídeo do MAP – Meio Ambiente na Prática

Associação Catarinense de Engenheiros Ambientais (ACEAMB)

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA)

 

 

>