fbpx
Administração

Administração

Em vídeo

Entrevista com Sissiliana Vilchez, Doutora em Administração pela UFRJ
Entrevista com David Franco, Doutorando em Administração pela UFMG

Leia também...

Entrevista com Murilo Carneiro

Graduado em Administração, especialista em Análise Financeira e mestre em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML). Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP USP.

 

Por que você escolheu Administração como carreira?

Sendo bem sincero, escolhi a carreira de Administrador por não ter certeza da carreira que gostaria de seguir. Acreditava e depois pude constatar, na prática, que o curso de Administração é bem generalista, ou seja, ele abre um leque muito grande de oportunidades profissionais. Além disso, levei em conta que, independentemente da carreira que viesse a seguir no futuro, seria muito importante adquirir conhecimentos sobre gestão de organizações, visto que todo profissional, de uma forma ou de outra, atua dentro de uma organização, seja como funcionário, seja como proprietário.

 

O que faz um profissional formado em Administração?

O principal objetivo de um Administrador é, por meio da gestão de uma equipe de funcionários subordinados a ele, fazer com que uma organização utilize seus recursos da melhor maneira possível (tornando-a eficiente), para que consiga atingir seus objetivos (tornando-a eficaz). É importante lembrar que o Administrador pode atuar em diversos níveis da hierarquia de uma organização, portanto, pode receber diferentes denominações: presidente ou diretor (nível estratégico), gerente (nível tático) ou supervisor (nível operacional).

 

Que tipo de trabalho você faz? Quais as suas atividades?

No passado, atuei na área gerencial das seguintes empresas: Banco Nacional, Unibanco, Cervejaria Antarctica Niger, Souza Cruz e Central Energética Moreno. Também participei do Conselho de Administração da ONG Crescer-Crédito Solidário. Atualmente, atuo como consultor empresarial na área de finanças e como professor universitário.

 

Como é seu dia a dia profissional típico como Administrador?

Eu ministro aulas no Centro Universitário Moura Lacerda, situado em Ribeirão Preto SP, desde 1996, no período da manhã e da noite. Porém, tais aulas não são ministradas em todos os dias da semana, portanto, sobra tempo para me dedicar à consultoria empresarial em alguns dias, no período da manhã e da tarde. Comecei a atuar como consultor em 2007. As duas atividades são altamente gratificantes e complementares, pois consigo aliar teoria e prática, ou seja, utilizo nas organizações onde presto consultoria as teorias que ensino aos alunos nas organizações. Com isso, minhas aulas também se tornaram mais interessantes aos alunos, pois mostro a eles como as teorias existentes, uma vez aplicadas às organizações, podem levá-las a melhorar sua performance. Sou autor dos seguintes livros: “Orçamento Familiar: felicidade e dinheiro podem ser da mesma família”, “Planejamento Tributário para Pessoas Físicas”, “Orçamento Empresarial: teoria, prática e novas técnicas”, “Administração de Organizações: teoria e lições práticas” e “Educação Financeira para Universitários”.

 

Que tipo de ferramentas, recursos, ideias e metodologias você utiliza?

Quando fiz faculdade, decepcionei-me um pouco com a didática da maioria dos professores. Eles eram muito formais e não tornavam as aulas agradáveis. Quando comecei a ministrar aulas no ensino superior, adotei um estilo mais descontraído, “estilo professor de cursinho”, de forma que os alunos pudessem aprender de uma forma mais agradável. Além disso, sempre tento utilizar exemplos reais para que eles possam visualizar as teorias na prática. Quanto ao trabalho de consultor, sigo o mesmo estilo. Não tenho dúvidas de que um ambiente de trabalho mais descontraído, desde que a descontração não seja confundida com a falta de seriedade, favorece muito a obtenção de bons resultados.

 

Como está o mercado de trabalho em Administração?

Está em amplo crescimento, pois as organizações, independentemente do setor onde atuam ou do seu tamanho, sempre precisarão de bons Administradores.

 

Quais seriam as principais áreas de atuação da Administração e o que fazem?

Os Administradores podem atuar em diversas áreas dentro de uma organização. Porém, posso destacar quatro áreas principais: Financeira (responsável por lidar com os recursos financeiros, exercendo atividades como: elaboração de fluxo de caixa, orçamento, análise de crédito e cobrança); Recursos Humanos (responsável por lidar com os funcionários, exercendo atividades como: recrutamento, seleção, treinamento e avaliação); Comercial (responsável por lidar com os clientes, exercendo atividades como: vendas, pós vendas e marketing) e Produção/Operações (responsável pelo desenvolvimento e fabricação do produto que a empresa vende, que pode ser um bem ou um serviço). Na faculdade onde ministro minhas aulas, por exemplo, o coordenador do curso, que é o meu “chefe”, é um Administrador que atua na área de operações.

 

Quanto ganha aproximadamente um Administrador?

Não existe um piso salarial mínimo único para profissionais da Administração no Brasil. O Conselho Federal de Administração (CFA) sugere o salário de R$ 2.458 para quem inicia na carreira e pelo menos R$ 5.977 para profissionais com mais de dois anos de experiência. Para conhecer mais sobre a remuneração dos Administradores, que poderá variar de acordo com sua função e o nível hierárquico que ocupa em uma organização, acesse o link: www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-administrador

 

Quais as principais vantagens dessa profissão?

Por ser uma profissão de caráter generalista, o Administrador poderá atuar nos mais variados setores de uma organização. Ao longo do curso, sempre sugiro aos meus alunos que, de acordo com suas características pessoais e objetivos de vida, escolham uma área específica para atuar e, posteriormente, façam um curso de pós-graduação em tal área. Diante dessa vasta gama de oportunidades que poderão proporcionar diversas formas de realização profissional, é muito difícil encontrar algum Administrador que tenha se arrependido de ter escolhido tal profissão. Além disso, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso também propiciarão conhecimentos importantes para empreender, ou seja, montar um negócio próprio. Como consultor, minha grande alegria é poder auxiliar as organizações a atingirem seus objetivos, enquanto que, como professor, realizo-me ao poder contribuir na formação profissional de novos Administradores.

 

E quais as maiores dificuldades e desafios?

Acredito que, como na maioria das outras profissões, a maior dificuldade é encontrar um emprego. Apesar de o mercado demandar uma grande quantidade de Administradores, a concorrência é muito grande. É importante salientar que, no Brasil, o curso de Administração ocupa a segunda colocação em número de alunos inscritos (711 mil), perdendo somente para o curso de Direito (862 mil). Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/os-10-cursos-de-graduacao-mais-procurados-do-brasil/

O maior desafio da profissão é saber como lidar com as pessoas, pois o Administrador é um profissional que tem como atribuição conduzir uma equipe na busca por objetivos. É preciso muito jogo de cintura e bom senso para lidar com funcionários que, normalmente, possuem características e personalidades muito diferentes.

 

O que se estuda na faculdade de Administração?

O curso de Administração oferece uma gama variada de disciplinas, que visam proporcionar ao aluno uma formação que combina conteúdos da área de Humanas e Exatas. Podemos classificar as disciplinas do curso, basicamente, em duas categorias: formação básica e formação profissional. Formação básica: Contabilidade, Direito, Estatística, Filosofia, Matemática, Psicologia e Sociologia. Formação profissional: Finanças e Orçamentos, Produção e Logística, Mercado e Marketing, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos e Sistemas de Informações Gerenciais.

 

Quais matérias do colégio são mais importantes ao se preparar para essa carreira?

Em minha opinião, as principais matérias são: matemática, sociologia, filosofia, língua portuguesa e história.

 

Há outras aprendizagens e experiências que não são oferecidas pela escola, mas são importantes ao longo da carreira?

Como o Administrador deve saber se comunicar bem com seus subordinados, acredito que um curso de oratória seria muito importante. Durante o curso, é imprescindível que o aluno busque estagiar em alguma organização, pois será uma grande oportunidade para aliar teoria e prática. Também é importante que ele participe de palestras, cursos e eventos relacionados à gestão organizacional.

 

É necessário o conhecimento de outro idioma para atuação em sua área? Em caso afirmativo, qual(is)?

No início da carreira, não é imprescindível, mas acredito que o conhecimento de outro idioma não deixa de ser importante, principalmente o inglês, que acabou se tornando um idioma universal. É importante destacar que saber outro idioma poderá ser um diferencial em uma entrevista de emprego. Para as pessoas que pensam em trabalhar em multinacionais ou empresas nacionais que exportam seus produtos, saber outro idioma é imprescindível.

 

Como deve ser a personalidade e quais devem ser os interesses, desejos e valores de alguém que segue carreira em Administração?

Durante a colação de grau do curso de Administração, os alunos fazem um juramento. Portanto, creio que tal juramento espelhe quais devem ser os valores de alguém que opta por tal profissão. Juramento do Administrador: “Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”. Durante meus anos de magistério no ensino superior, fui paraninfo de várias turmas que se formaram. Ao fazer meu discurso, deixo sempre uma mensagem final, que acredito ser muito importante para quem quiser escolher a profissão de Administrador: “Não sonhem somente com coisas materiais, posições sociais e realização profissional. Sonhem com um Brasil melhor, com menos desigualdade social, injustiças e corrupção. Isso às vezes parece um sonho impossível, mas, se cada um de nós se esforçar ao máximo, quem sabe um dia tal sonho será realizado. Mesmo que ele não se torne realidade, teremos a consciência tranquila por saber que fizemos a nossa parte”.

 

É necessária alguma habilidade anterior?

Em minha opinião não é necessária nenhuma habilidade anterior. Um bom curso de Administração, desde que o aluno se dedique ao máximo, é suficiente para desenvolver várias habilidades e torná-lo um bom Administrador.

 

Você mudaria algo em relação ao seu caminho profissional para chegar ao ponto em que está?

Não, pois creio que trilhei um caminho de sucesso. Acredito que as conquistas que obtive durante minha carreira foram devidas a um fator principal, o network. Network é uma rede de contatos profissionais que devemos estabelecer durante nossa carreira. Com cada pessoa que nos relacionamos profissionalmente, devemos deixar sempre uma boa impressão. Dessa forma, com certeza, oportunidades sempre surgirão.

 

Quem seriam profissionais de amplo reconhecimento ou figuras históricas da Administração?

Como figura histórica, gostaria de citar o Administrador Belmiro Siqueira, patrono da Administração no Brasil. Ele foi um dos representantes da luta para tornar a carreira administrativa mais respeitada e um dos grandes responsáveis por sua regulamentação que ocorreu oficialmente em 9 de setembro de 1965, por meio da promulgação da Lei n.º 4.769. Conheça mais sobre ele por meio do link: https://ucadministrador.adm.br/homenagem-a-belmiro-siqueira-patrono-da-administracao/

Existem vários gestores brasileiros de sucesso. A Merco, empresa de pesquisa europeia, elaborou um ranking com os executivos com melhor reputação no Brasil. Desse ranking, destaco dois nomes: Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau, que atua no setor de siderurgia, e Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, que atua no setor varejista. Conheça outros executivos brasileiros bem reputados por meio do link: https://exame.abril.com.br/negocios/os-100-executivos-com-a-melhor-reputacao-no-brasil/

 

Por fim, que dicas de carreira e de vida em geral você gostaria de oferecer para um jovem que está escolhendo sua profissão nesse momento?

Para finalizar, gostaria de contar um pouco da minha vida e carreira profissional. Nasci em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, cidade onde resido até hoje. Tive uma infância maravilhosa, porém, financeiramente falando, a situação era difícil. Meu sonho era ser dentista, mas, ao perder meu pai aos 18 anos, o sonho teve de ser deixado de lado, pois precisei começar a trabalhar. Meu primeiro emprego foi como frentista de um posto de combustíveis. Felizmente, naquele momento, tinha consciência de que a única chance de melhorar de vida era investir em conhecimento. Comecei a cursar uma faculdade de Administração e logo consegui um estágio no Banco do Brasil. Na sequência, entrei em um programa de trainee no Banco Nacional, que os mais “experientes” devem se lembrar que patrocinava o inesquecível Airton Senna.

No mesmo ano que terminei a faculdade, fui contratado como gerente. Resolvi não parar de estudar e fiz uma pós-graduação em Análise Econômica. Graças a isso, quando perdi o emprego no banco, comecei a dar aula. Atualmente, depois de fazer dois cursos de mestrado, sou professor em uma faculdade e também atuo como consultor empresarial. Diante dessa breve descrição da minha vida profissional, gostaria de dar uma importante dica: o conhecimento é uma ferramenta imprescindível para aqueles que pretendem melhorar de vida. Diversas pesquisas constatam que, quanto maior o nível de escolaridade do indivíduo, menor será sua chance de ficar desempregado e maior o seu nível salarial.

 

Links indicados

Administradores – O Portal da Administração: http://www.administradores.com.br/

Associação profissional – Conselho Federal de Administração (CFA): https://cfa.org.br/

Gestão Empresarial e Desenvolvimento Pessoal: https://www.revide.com.br/blog/murilo/

Guia do Estudante – Curso de Administração: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao/

 

 

>